O crescimento das instituições públicas, universidades e o setor privado na Colômbia criou a necessidade de conceber novas arquiteturas capazes de abrigar programas cada vez mais complexos, assumindo o papel da disciplina como o principal agente nos processos de renovação urbana e um fator necessário para posicionar o país no panorama global.
Na última década Colômbia se converteu no epicentro de importantes projetos realizados por arquitetos internacionais de alto nível como Richard Meier, Steven Holl, Rafael de la Hoz e Richard Rogers. Através de propostas urbanas distantes da retícula de origem espanhola tradicional na América Latina e com novas estéticas próprias de uma paisagem referencial contemporânea, a incidência de arquitetos internacionais começou a suscitar a importância de abordar a complexidade da disciplina como um assunto de primeira importância na construção das cidades.
A seguir, apresentamos o estado de 10 obras de arquitetos internacionais na Colômbia.
ATRIO / RSHP + Giancarlo Mazzanti
Projetado pelos ingleses Rogers Stirk Harbour + Partners em colaboração com o arquiteto colombiano Giancarlo Mazzanti e seu escritório El Equipo de Mazzanti, ATRIO se ergue como um projeto de uso misto localizado em Bogotá, na intersecção da Avenida Eldorado e a Avenida Caracas, num dos setores de negócios e turismo mais importantes da cidade.
Segundo informou CEMEX em agosto passado, o processo de "fundição da placa de fundação foi completado em uma jornada que chegou a 38 horas contínuas, onde se conformou uma laje de 2.451 m² de superfície e 3 m de altura que foi desenhada como um único elemento, utilizando 7.382 m³ de concreto [...] A fundação da placa marca o início da construção da torre norte, cujo sistema estrutural inclui uma solução combinada de aço (1.232 toneladas) e um núcleo de concreto".
Faculdade de Administração Universidade de Los Andes / Brandon Haw
Localizado a 12 quilômetros do centro histórico de Cartagena, a proposta para a nova sede da Faculdade de Administração da Universidade de Los Andes é uma "reinterpretação funcional da arquitetura local em Cartagena", segundo explica BHA. Integrante do projeto de renovação urbana de Serena del Mar, o novo edifício que apresenta dois volumes simétricos unidos por um sistema de circulação e espaços comuns abrigará escritórios corporativos e vários serviços para a comunidade estudantil.
Através do da página web de BHA, o projeto está em construção na etapa de montagem estrutural e fundição de concretos. Para sua construção, foi utilizado um sistema estrutural misto de concreto e estrutura metálica; o primeiro será utilizado os volumes simétricos que abrigam o programa de salões e escritórios, enquanto que algumas circulações, ,pontes e espaços de conexão serão erguidos com o segundo método.
BD Bacatá / Alonso & Balaguer
Localizado no centro de Bogotá, na Calle 19 com a Carreteira 5 está o BD Bacatá, projeto de uso misto que inclui oficinas, residências, espaços comerciais e um hotel. O projeto desenhado pelos espanhóis de ABAA incluirá várias medidas ambientais destinadas à gestão e controle de água, assim como o edifício contará com um sistema de manejo e reuso de águas da chuva, segundo informam seus desenvolvedores. A torre Bacatá será o edifício mais alto da Colômbia, com 260 metros de altura, 66 pavimentos e cerca de 115.000 m² construídos.
De acordo com o último comunicado emitido pela página oficial de BD Bacatá, a construção foi finalizada em sua totalidade e o projeto se encontra na etapa de acabamentos e processos de escrituração dos apartamentos e escritórios. Em paralelo, o operador hoteleiro do complexo e as marcas que ocuparão o centro comercial se encontram em obras de comercialização e adequação dos espaços. A inauguração está prevista ainda no primeiro semestre de 2017.
Centro Hospitalar e Master Plan Serena del Mar / Moshe Safdie
Localizado a 12 quilômetros ao norte do centro histórico de Cartagena, Serena del Mar é um ambicioso projeto urbanístico de 1.000 hectares, que promete ser o epicentro de serviços hospitalares, educação, turismo e imobiliário na Região do Caribe. Desenvolvido por Safdie Architects, o projeto está comprometido com a criação de um plano urbano que responda às características próprias da paisagem, clima, cultura e participação ativa de uma sociedade contemporânea.
O projeto começou a ser construído em 2015 estabelecendo um novo assentamento que já conta com alguns dos serviços de habitação, comércio e outros que ainda estão em construção, como edifício da nova Faculdade de Administração da Universidade de Los Andes, projetada pelo arquiteto inglês Brandon Haw. Através deste macroprojeto, Safdie Architects “explora como os edifícios e espaços públicos podem contribuir de maneira significativa ao entorno, enquanto catalizam uma vida ativa para seus habitantes."
Vitrum / Richard Meier
O primeiro projeto na Colômbia do ganhador do Prêmio Pritzker de 1984 está em um dos setores mais ricos de Bogotá na Carrera Septima com Calle 93 ao norte da cidade. Com uma localização privilegiada, Vitrum é contido pelo Parque del Chico, e as Colinas Orientais e conta com as vistas da cidade ao longe, além do Seminario Mayor de Bogotá.
De acordo com Icono Urbano, promotora do projeto, o concretamento dos subsolos 1 e 2 foi finalizada, enquanto que o subsolo 3 está 95% finalizado. A edificação composta por duas torres de apartamentos de 13 e 11 pavimentos está em execução de atividades de alvenaria e em outubro 2016 foram iniciadas a instalação das fachadas da torre 2. Sua inauguração é esperada para 2017.
Centro Internacional de Convenções ÁGORA BOGOTÁ / Juan Herreros + Daniel Bermudez
O escritório espanhol Herreros Arquitectos em conjunto com o arquiteto colombiano Daniel Bermúdez foi o ganhador do concurso para o projeto do novo centro de convenções de Bogotá realizado em 2011 e promovido pela Câmara de Comércio de Bogotá. À esta convocatória atenderam cerca de 100 arquitetos de alto nível como Zaha Hadid, David Chipperfield, Norman Foster, Alejandro Zaera, OMA e Diller & Scofidio + Renfro. O Centro Internacional de Convenções denominado pelos ganhadores de ÁGORA BOGOTÁ, busca se consolidar como o catalizador da transformação urbana do setor gerando ao mesmo tempo novas oportunidades de negócios em vários setores produtivos.
Apesar da inauguração esperada para 2014, Ágora Bogotá ainda está em construção, projetando sua abertura para o primeiro semestre de 2017, de acordo com os empreendedores. Atualmente, o edifício de cinco pavimentos e cerca de 65 mil m² está em fase de finalização das obras de fachada e de acabamentos.
Centro Cívico Universidade de Los Andes / Cristián Undurraga + Konrad Brunner
O chileno Cristián Undurraga em associação com o arquiteto colombiano Konrad Brunner foram nomeados ganhadores do concurso para realizar o projeto do novo Centro Cívico da Universidade de Los Andes no centro de Bogotá. A proposta que relaciona três volumes propiciam a sucessão de espaços integradores que em conjunto com o atual sistema de pedestres do eixo ambiental, pretende potencializar as interações entre os membros da comunidade estudantil e os habitantes do setor.
Em cerca de 25.000 m², o Centro Cívico Universitário, abrigará espaços para o desenvolvimento de atividades culturais e acadêmicas além do Centro de Recursos para o Ensino e Pesquisa. Conta também com um Teatro Experimental, uma sala de exposições e outras dependências universitárias. O projeto fará parte de um sistema de conexões através das circulações elevadas característico da universidade, se conectando ao edifício vizinho através de uma ponte. O projeto será entregue em três fases em uma duração de 5 anos.
Edifício de Doutorado da Faculdade de Ciências Econômicas, Direito, Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional / Steven Holl
En 2011 foi apresentado o anteprojeto para o novo edifício de douturados de várias faculdades da Universidade Nacional desenvolvido por Steven Holl Architects. A proposta está na zona sul oriental do campus contíguo ao Museu de Arquitetura Leopoldo Rother mantendo a característica de peça isolada tradicional dos edifícios da universidade. De acordo com Holl o projeto busca "demarcar a paisagem do campus nos planos próximo, médio e longe construindo um espaço de dentro para fora como uma resposta única ao clima temperado de Bogotá."
O anteprojeto apresentado contempla um programa que inclui um auditório de 600 pessoas, escritórios, áreas de serviços para a comunidade e laboratórios em uma área de 6.400 m². Após a apresentação do projeto, se esperava sua finalização em 2014, mas até agora não foi inaugurado. De acordo com a empresa responsável, o projeto está em fase de reestruturação contratual e espera-se inaugurá-lo em 2017.
Master Plan Centro Administrativo Nacional / OMA + Gomez Castro Arquitectos
Através de uma licitação realizada pela Empresa Nacional de Renovación Urbana Virgilio Barco em 2014, que participaram 36 equipes conformadas por escritórios internacionais aliados a escritórios colombianos, OMA e Gómez + Castro Arquitectos venceram o primeiro lugar para projetar o master plan no processo de renovação do Centro Administrativo Nacional em Bogotá. O projeto, na Avenida Calle 26 entre carrera 50 e 60, funcionará como um “nó vivo” segundo, Shohei Shigematsu, diretor responsável pelo projeto de OMA. Este novo ponto focal da cidade abrigará um núcleo de escritórios internacionais e governamentais, juntamente com usos residenciais, educacionais e culturais.
O plano de implementação será entregue em fases. A primeira contempla o desenvolvimento de um primeiro conjunto projetado por Daniel Bermúdez. Esta primeira intervenção de Edifício de Transição contará com 3 torres de 16 pavimentos cada, que abrigarão 6.000 funcionários de diversas entidades do governo federal e espera-se que seja inaugurado em 2018. O desenvolvimento das fases seguintes precede à modificação na forma urbana, e segundo o Vicepresidente da República, Germán Vargas Lleras, o futuro da renovação depende da formulação de um novo Plano de Ordenamento Territorial, que permita a incorporação de novos usos ao segmento do solo.
Hospital Oncológico / Rafael de La-Hoz
A Fundación Luis Carlos Sarmiento Angulo e a Fundación Grupo Aval selecionaram em 2016 o estúdio espanhol Rafael de La-Hoz Arquitectos para projetar o novo hospital oncológico no norte de Bogotá. O escritório espanhol foi eleito entre vários escritórios internacionais especializados em arquitetura hospitalar, o complexo é esperado a se converter no centro oncológico mais influente e melhor equipado da Colômbia.
O arquiteto Rafael de La-Hoz visitou Colômbia para avançar na gestão do projeto que contará com 100.000 m² de área construída e acaba de iniciar as obras. O complexo hospitalar contará com a assessoria da empresa estadunidense Perkins + Wills e a empresa Construcciones Planificadas fará a construção.